terça-feira, 11 de outubro de 2011

Audiência debate novo hospital


Na oportunidade, a Uece apresentou projeto com os motivos para que a construção ocorra no Campus do Itaperi

O local onde deverá ser estabelecido o Hospital Regional Metropolitano (HRM) foi tema de discussão em audiência pública realizada, na tarde de ontem, na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE).

A construção da unidade tem como motivação fortalecer o sistema de saúde nos municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza, já que a Capital é uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014,
sendo necessário, portanto, cumprir regras relacionadas à saúde estabelecidas pela organização do evento.

Motivação
Dentre os interessados na construção do hospital está a Universidade Estadual do Ceará (Uece). Durante a audiência, Gláucia Posso Lima, diretora do Centro de Ciências da Saúde da instituição, apresentou projeto que explica os motivos pelos quais a unidade deve ser construída no Campus do Itaperi.

Segundo a diretora, os principais fatores que possibilitam tal fato são a não necessidade de compra de um novo terreno pelo Governo do Estado, já que a Uece é um órgão estadual assim como o hospital; a instituição está a apenas 3,8Km distante do Castelão, principal arena da Copa do Mundo, cumprindo os 5km exigidos pela Fifa; e a Universidade tem em seu entorno quatro grandes avenidas de ligação que possibilita fácil acesso aos outros municípios da Região Metropolitana.

Gláucia Posso destaca ainda que a localização do hospital em um ambiente acadêmico favorece a formação dos estudantes, possibilitando a vivência destes na prática profissional e ainda a troca de conhecimentos. "Temos que pensar também no pós-Copa. A área que compreende os bairros próximos a Uece não possui um hospital de grande porte e de alta complexidade".

Na ocasião, Ricardo Madeira, presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, declarou que a Ordem apoia a construção do novo hospital no Campus da Uece. "Esta audiência é uma oportunidade para que os interessados apresentem os seus motivos e assim a decisão do Governo seja mais técnica e dentro da razoabilidade", afirma.

O Conselho Estadual e Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Enfermagem também declararam apoio à Universidade. Representantes da Prefeitura de Itaitinga e de Caucaia não compareceram à audiência, os órgãos se mostram interessados para que a construção do hospital ocorra nos municípios.

Segundo Ricardo Madeira, foram convocados, mas também faltaram ao encontro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE).


Fonte: Diário do Nordeste - Jéssica Petrucci - Repórter

2 comentários:

Audinne Ferreira disse...

Gostei demais disso!
Boa sorte UECE!!!

♦ http://pacientesensinam.blogspot.com/ ♦

Erasmo Ruiz disse...

Toda a linha de argumentação no que toa a aspectos técnicos bem como a relevância social mostram com clareza que o pleito da UECE se justifica plenamente. Nossa tarefa portanto é repetir estes argumentos a exaustão. Abraços do Prof ERASMO

Postar um comentário